A importância do autoconhecimento na sua busca de emprego
Não devemos subestimar a importância de passar algum tempo a refletir sobre a nossa carreira antes de avançar na busca de um novo desafio. Com muita frequência, aqueles que se encontram em busca de um novo emprego começam por atualizar o seu CV como um primeiro passo nesta etapa. É algo natural, pois muitas vezes há uma necessidade urgente de voltar à vida laboral, encontrando um emprego remunerado. A hipótese equivocada é que o primeiro passo para encontrar o novo emprego passa por essa elaboração de um CV e perfil de LinkedIn para partilhar com um possível empregador, recrutador ou headhunter.
Infelizmente, esta abordagem leva muitas vezes à tomada de decisões precipitadas, e pode resultar na transição para uma função que não é realmente a desejada. Como consequência, há um desalinhamento com a nova empresa, levando a que mais cedo ou mais tarde, haja um regresso ao mercado de trabalho e a repetição do processo de procura de emprego. Repetir o processo é caro, tanto em termos de tempo quanto de energia gasta.
Fazer uma reflexão prévia e dedicar algum tempo para pensar na nossa marca pessoal, incluindo pontos fortes e interesses, bem como valores e fatores que nos levam a agir, fornece-nos clareza sobre o que realmente desejamos, tornando mais provável o ajuste com um futuro empregador.
Muitas vezes, refletir sobre o que não queremos pode ser tão útil quanto refletir sobre o que desejamos. Mesmo aqueles que parecem confiantes sobre aquilo que querem podem beneficiar de algum tempo de reflexão para verificar as suas ideias e hipóteses de partida antes de seguir em frente. Um candidato com as ideias claras em relação à sua marca pessoal é mais capaz de articular o que deseja ao chegar à fase da entrevista, comunicando de forma mais eficaz com recrutadores e headhunters.
Da próxima vez que estiver à procura de um novo emprego, passe algum tempo a reunir as informações necessárias sobre o que deseja como evolução de carreira. Conhecer-se a si mesmo é tão - se não mais - importante do que conhecer o mercado de trabalho!