Como conseguir um emprego sem experiência

Três dicas para aumentar as suas possibilidades de alcançar um emprego, sem experiência profissional
 
Procura uma oportunidade de emprego, mas não tem experiência? Pode ser desesperante quando a maioria das empresas procura um candidato com vários anos de experiência. Mas não desista! Partilhamos três dicas sobre como aumentar as suas possibilidades de alcançar um emprego, sem experiência profissional.
 
Quem procura um emprego sem experiência profissional, está habituado a consultar anúncios de emprego onde é exigido vários anos de experiência. Quer tenha terminado a escolaridade obrigatória ou seja um recém-licenciado, há estratégias que pode implementar para aumentar as suas possibilidades de conseguir uma oportunidade de emprego. Siga as nossas dicas para ser bem sucedido na conquista de um emprego sem experiência!
 
 
Valorize as suas competências pessoais 
 
Tente olhar para além dos pedidos de experiência dos empregadores em anúncios de emprego. Concentre-se, sim, no perfil que eles procuram e aproveite a oportunidade para destacar as suas competências pessoais. Destaque situações relevantes da sua vida académica, interesses pessoais, ou momentos em que se envolveu em algo que, por exemplo, mostra que é flexível, orientado a soluções ou um bom líder
 
Envie candidaturas espontâneas 
 
Na hora de procurar emprego, o mais comum é pesquisar em sites de emprego e outros serviços que anunciem vagas. Pode ser muito difícil para alguém que não tem experiência de trabalho anterior concorrer a esses empregos, pois geralmente há muitos candidatos. Experimente enviar candidaturas espontâneas a recrutadores e empresas, mesmo que não tenham nenhuma vaga anunciada. Quem sabe, talvez eles ainda estejam à procura de um candidato ou precisem contratar num futuro próximo. Uma candidatura espontânea mostra o interesse que realmente tem em trabalhar nessa empresa!  
 
Utilize a sua rede de contatos 
 
Muitos oportunidades de trabalho surgem através de contactos ou recomendações. Pense nos conhecimentos que tem, de pessoas que trabalham na mesma área profissional para a qual está a candidatar-se. Conversar com eles é uma ótima maneira de aprender mais sobre o setor e, se tiver sorte, eles podem até saber de uma vaga de emprego adequada para si. 
 
Dica! Se fez voluntariado, participou num estágio ou se envolveu numa associação, é importante mencioná-lo no seu currículo. Mesmo que não seja uma experiência de trabalho, definitivamente os conhecimentos adquiridos podem fortalecer as suas competências sociais. 

Fique a conhecer as nossas vagas aqui! 

Artigos Relacionados