Estamos num momento decisivo – com os avanços na IA e as mudanças transformadoras na agenda verde, surge uma oportunidade única de construir uma força de trabalho global, conectada e diversa, onde todos se sintam bem-vindos e motivados a aprender e crescer.
Estes desafios exigem ação coletiva para progredir de forma ambiciosa. Foi por isso que Ruth Harper, Chief Marketing & Sustainability Officer do ManpowerGroup, juntou-se a líderes globais de negócios, governos e ONGs na Climate Week, em Nova Iorque, para partilhar soluções práticas para mitigar as mudanças climáticas – defendendo uma abordagem "People First" que coloca as pessoas e as suas competências no centro da transformação.
Após uma semana de conexões, colaboração e compromisso com a ação, aqui estão os principais destaques da ManpowerGroup:
“Os requisitos de ESG e sustentabilidade estão a elevar a fasquia, mas a comunidade reconhece que 65-80% do trabalho atual em ESG é focado em reporting.” – Ruth Harper
“A necessidade de competências verdes e talento para impulsionar a transição ecológica é real.” – Ruth Harper
“As pessoas estão à procura de governos e empresas que façam mais pela ação climática – é tempo de ter uma visão de longo prazo.” – Ruth Harper
Sanda Ojiambo, Secretária-Geral Adjunta do Pacto Global das Nações Unidas, destacou quatro pontos-chave que são cruciais para o nosso progresso:
Pacto para o Futuro: Une as partes interessadas para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, iniciativas digitais e compromissos intergeracionais.
Papel do Setor Privado: As empresas impulsionam o progresso através do uso responsável da tecnologia, do envolvimento dos jovens e de ações em áreas como o clima, género, finanças e meio ambiente.
Parcerias: A colaboração entre setores é essencial para a mudança, com foco em ação, velocidade, abrangência e escala.
Resultados Tangíveis: Passar de compromissos para resultados mensuráveis e com impacto real.
"Tanto por fazer. Tanto talento comprometido com isso. As promessas foram feitas, agora começa o trabalho prático, pragmático. O verdadeiro desafio." – Ruth Harper
Não Podemos Fazê-lo Sozinhos. Eis Como Pode Contribuir:
Candidatos: Explore as carreiras verdes que temos para oferecer. Queremos que as oportunidades na economia verde sejam acessíveis a todos, independentemente da sua formação ou experiência.
Empregadores: Reavalie a sua força de trabalho sob uma perspetiva verde. Analise como pode formar e requalificar os seus colaboradores para que todos possam participar na transição ecológica.
Educadores: Integre competências verdes e sustentabilidade nos currículos, em todos os níveis, preparando as novas gerações para os empregos do futuro e promovendo uma transição inclusiva.
Temos o poder de criar mudanças significativas. É tempo de transformar os desafios climáticos em oportunidades – para os trabalhadores, para as empresas e para o planeta. À medida que navegamos a transição para uma economia neutra em carbono e positiva para a natureza, o nosso princípio orientador deve ser garantir que ninguém fique para trás. Afinal, todos somos consumidores deste belo planeta que chamamos de lar.
Saiba mais sobre como a ManpowerGroup está a fazer a diferença explorando o nosso mais recente relatório “Working to Change the World” sobre ESG.