O equilíbrio entre vida profissional e familiar é sinónimo de satisfação e felicidade. Lembre-se: o trabalho faz parte da vida, mas existe vida para além do trabalho.
De acordo com a investigação da ManpowerGroup a nível global, 40% das pessoas dizem que a flexibilidade de horários – especialmente o horário de início e de fim do dia e a possibilidade de trabalhar de casa - é um dos três principais fatores na tomada de decisões de carreira.
Promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal não significa apenas fechar o escritório um pouco mais cedo antes de um fim de semana prolongado, embora este gesto seja seguramente bem-vindo. Para muitos trabalhadores, alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um dos desafios mais importante na gestão da carreira.
O estudo da Right Management sobre objetivos globais de carreira aponta que 45% dos entrevistados classificam o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal como a principal aspiração. Para estas pessoas a principal definição de sucesso no local de trabalho é a satisfação com o trabalho e a felicidade. Dados que contrastam com apenas 1 em cada 10 trabalhadores que definem o sucesso profissional como alto desempenho. Por outras palavras, somos todos humanos. E reconhecê-lo também no local de trabalho é importante.
O problema de colocar muita ênfase na produtividade significa que todo o sistema pode entrar em colapso se algo não correr conforme foi planeado. Em vez disso, os líderes devem seguir um estilo de vida que incorpore a flexibilidade e a gestão do imprevisto, tanto dentro como fora do trabalho.
Rebekah Kowalski, vice-presidente de Soluções de Cliente na ManpowerGroup, chama a esta estratégia de "uma margem de reserva" ou tempo extra que pode ser útil para situações não planeadas, tanto no trabalho como em casa.
"Dar-nos esta margem de reserva é uma necessidade - no trabalho e em casa. É o que nos dá perspetiva, permite o pensamento estratégico e nos ajuda a lidar com situações de pressão. Se não o fazemos, as nossas decisões serão sempre imediatas, levando-nos a centrar-nos na gestão do curto prazo, sem realmente liderar ou gerir os elementos que realmente importam ”
Por último, a criação de um ambiente propício ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal gera maior satisfação no trabalho, reforça atitudes positivas e reduz o desgaste dos funcionários. E isso é algo que os líderes organizacionais devem ter em mente todos os dias.