Conselhos para teletrabalho

HOME IS (NOW) WHERE YOUR WORK IS!

Em resposta ao atual surto de COVID-19 (Coronavírus), muitas empresas estão a passar a um modo de trabalho remoto.  
Embora trabalhar remotamente ofereça muitas vantagens, como por exemplo ganhos em tempo e dinheiro, ao eliminar o deslocamento para o local de trabalho, é certo também que pode aumentar os níveis de stress. Para muitos, esse é uma consequência inesperada, para o qual podem não estar preparados.
Trabalhar remotamente pode ser desafiador em circunstâncias normais. Mas para aqueles que o fazem pela primeira vez e que tem de se adaptar a partilhar o seu escritório em casa com filhos, parceiros ou colegas de quarto, é importante criar estrutura e gerir expectativas.  

DESAFIOS POTENCIAIS DO TRABALHO REMOTO:

  • Falta de colegas e liderança com quem colaborar, que nos ajudam a manter o foco na tarefa
  • Trabalhar demasiadas horas, ou inversamente, muito poucas
  • Gerir o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, estabelecendo limites para limitar as distrações
  • Falta de interação quotidiana cara a cara, com o consequente aumento de sentimentos de isolamento e diminuição da motivação e confiança
  • Potenciais problemas de comunicação devido à falta de sinais não verbais


DICAS ESSENCIAIS PARA UM TRABALHO REMOTO BEM SUCEDIDO
Para além das melhores práticas que a sua empresa tenha partilhado ao nível dos requisitos específicos de tecnologia e cibersegurança, estas dicas são uma boa ajuda para alcançar uma produtividade ideal:

Crie um contexto de trabalho produtivo

  • Crie sua área de trabalho: estabeleça um ambiente de trabalho dedicado e livre de distrações. Considere fazer log out de todas as aplicações sociais durante o trabalho (a menos que sejam necessário para esse trabalho). Se partilhar um espaço com outras pessoas, estabeleça regras básicas e expectativas para níveis de ruído e intervalos.
  • Faça o upgrade da tecnologia da sua casa: considere aumentar a largura de banda do seu serviço de Internet, especialmente se houverem várias pessoas a aceder à rede ao mesmo tempo.  
  • Estabeleça horários de trabalho definidos: desenvolva uma rotina em que "inicia (e termina) o seu dia de trabalho". Se possível, agende uma reunião recorrente todas as manhãs para garantir que começa o seu dia de trabalho a horas. Da mesma forma, faça logoff e desconecte realmente no final do dia de trabalho


Permaneça em contacto  

  • Realize check-ins diários: mantenha uma comunicação aberta e frequente com o seu manager, os seus colegas e pessoas da sua equipa. Os managers devem realizar reuniões regulares com os membros da sua equipa. Bem como estabelecer expectativas para tempos de resposta a e-mails e telefonemas. 
  • Aproveite as diferentes plataformas tecnológicas: telefone, email e chat provavelmente já são plataformas correntes no seu dia-a-dia. Usar a videoconferência pode proporcionar sentimentos de maior conexão com os colegas e diminuir o isolamento (Dica: as videochamadas também podem motivar os utilizadores a “vestirem-se um pouco mais para o trabalho”, o que também pode ajudar a mudar a mentalidade ao longo do dia).
  • Seja produtivo e proactivo: proponha-se atingir a mesma produtividade que alcança quando está no escritório. Peça ao seu manager ou colegas para que manter pontos de contacto regulares e avise-os se antecipar atrasos no seu trabalho.
  • Recorra ao suporte IT da sua empresa: para casos de dúvidas ou necessidades de suporte. Tenha em consideração neste momento essa equipa estará seguramente muito pressionada e a receber um elevado número de pedidos semelhantes. 


Faça uma boa gestão do seu tempo

  • Faça uma gestão eficaz do seu tempo: à medida que se ajusta ao seu novo ambiente de trabalho, irá gradualmente percebendo quais são os momentos com melhor desempenho. Por exemplo, logo ao início da manhã, antes dos outros membros da família acordarem. Encontre os horários que funcionam melhor para si e otimize a sua produtividade.
  • Deixe tempo de lado para situações inesperadas: se deixar um tempo extra para solicitações imprevistas, sofrerá menos ansiedade quando esses pedidos ocorrerem. Reserve um tempo de segurança. Poderá sempre realocá-lo e avançar noutros projetos se não houver nenhuma emergência de última hora.
  • Faça pausas: afaste-se da sua área de trabalho por 10 a 20 minutos a cada duas horas. Leia um artigo rápido, ligue para os seus familiares ou outros amigos em trabalho remoto. Essa mudança no foco ajudá-lo-á a estar mais produtivo quando retomar o trabalho.
  • Seja flexível e paciente: especialmente nas fases em que a sua empresa está ainda a trabalhar para equipar adequadamente toda a infraestrutura a um modo de teletrabalho. É muito provável que se verifiquem atrasos nas respostas de colegas ou latência na resposta da tecnologia.

Artigos Relacionados