Como iniciar o seu próprio programa de upskilling1. Avalie a sua força de trabalho atual juntamente com o seu roadmap tecnológico.
Desenvolva uma visão de como os desenvolvimentos tecnológicos planeados irão alterar a composição de competências e conhecimentos que a sua força de trabalho terá de ter. Com base nas vagas de emprego e nos planos futuros de contratação, identifique os cargos mais procurados e determine as competências e/ou o desencontro de competências a eles associadas. Isto pode ajudá-lo a priorizar o tipo de formação que é necessária com mais urgência.
2. Explore as competências.Identifique as competências adjacentes àquelas exigidas para as funções mais procuradas. Por exemplo, se precisar de técnicos de engenharia, soft skills como a atenção aos detalhes e a resolução de problemas são cruciais. Trabalhadores em outros cargos técnicos que demonstrem estes atributos podem ser bons candidatos para reskilling, aprendendo as competências técnicas que a função requere.
3. Elabore um plano de atuação.Para preencher o desencontro de competências, é necessário um plano a longo prazo. Crie percursos de carreira estruturados, realistas e motivadores, que permitam um investimento de tempo específico ao longo de um período de tempo razoável, para permitir que o talento alcance com sucesso o seguinte nível de competências de trabalho. Em seguida, priorize o lançamento das formações mais cruciais para o sucesso da sua organização.
4. Peça ajuda.Para garantir uma ótima experiência de formação/upskilling, associe-se a um parceiro que ofereça a formação especializada que os seus trabalhadores necessitam, para o ajudar a criar o melhor currículo para os seus percursos de carreira.
5. Crie entusiasmo e envolvimento.Comece por divulgar e gerar entusiasmo sobre o novo programa. Promova-o através de uma newsletter, do envio com uma cadência regular de emails promocionais, através de cartazes nas suas instalações e discuta o programa em reuniões de equipa. Uma vez lançado o programa de upskilling, identifique alguns trabalhadores que tenham concluído a formação com êxito e destaque o seu sucesso. Pode também optar por incentivar os participantes, oferecendo recompensas pela conclusão do curso, como por exemplo um cartão oferta ou uma folga remunerada. E lembre-se de comemorar os marcos, de preferência pessoalmente, ou digitalmente.
6. Meça o sucesso e otimize.Lembre-se de definir metas de inscrição ou participação e de medir o seu desempenho face a esses objetivos em determinados momentos da sua jornada. Crie estratégias para melhorar e otimizar, e formas de eliminar obstáculos para o sucesso. Documente o seu desempenho e encontre oportunidades de partilhar com a liderança para defender mais investimento.
O desencontro de competências é um problema que as empresas devem encarar hoje, para preparar o futuro. A implementação de um programa de upskilling aborda a raiz do problema, preparando as suas equipas e a sua organização para os próximos anos.
Contacte-nos e saiba mais sobre como o ManpowerGroup se pode associar à sua empresa, para criar e gerir um programa interno de upskilling