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Poderá o Gaming ajudar a sua empresa em processos de recrutamento?

Written by ManpowerGroup Portugal | 27 April 2023

Se na próxima entrevista via Microsoft Teams pudesse fazer uma pergunta a um candidato, qual seria? Aqui está uma para ter em consideração: Costuma jogar jogos de consola ou de computador?

Pode aprender muito sobre alguém falando sobre Gaming. Isto porque as pessoas habitam frequentemente os locais e culturas retratadas nos videojogos, tal como fariam no trabalho. E os seus jogos favoritos podem ser um bom indicador sobre quais das suas soft skills poderão ser transferidas do ecrã para a vida real.

Globalmente, uma em cada três pessoas são gamers. Mas ultimamente, as pessoas têm vindo a afluir a ambientes simulados altamente detalhados em número ainda maior, uma vez que a pandemia de COVID-19 trouxe o confinamento e anseios de companhia, ainda que online. Ao habitar estes domínios e paisagens, aprende-se como funcionam e vê-se o que acontece quando se fazem escolhas diferentes e se tomam ações diferentes. Traça-se caminhos, evitam-se atrasos, colabora-se, constrói-se, aprende-se e resolvem-se problemas. Não são os gráficos que tornam os jogos de vídeo reais; é como eles espelham a nossa tomada de decisão no mundo real.

Os jogadores baseados na ação, por exemplo, tendem a estar interessados em dominar as competências, colaborar e competir como uma equipa, enquanto aqueles que optam por jogos de estratégia, puzzle e quiz como “StarCraft”, “Civilization”, “Pac-Man”, “Words with Friends” ou “League of Legends” podem ter aperfeiçoado as suas capacidades de tomada de decisões, planeamento, concentração e persistência. E jogos de vídeo como “Mario Bros.” proporcionam ambientes de aprendizagem incríveis, devido à facilidade que existe em fracassar. Caiu no primeiro fosso de lava? Não há problema. Os jogadores aprendem a tirar o pó das cinzas e a voltar para lá. A prática treina as suas capacidades de antecipação, ensaiam os melhores movimentos e avançam mais confiantes no final. A capacidade de enfrentar o fracasso é uma habilidade que é inestimável para qualquer pessoa que precise de tomar decisões numa variedade interminável de cenários.

Para identificar e mapear as principais soft skills desenvolvidas em cada categoria de jogos e, posteriormente, traduzi-as em competências de trabalho específicas, o ManpowerGroup analisou mais de 11.000 jogos em 13 géneros – desde a aventura-acção a role-playing, passando pela música e indie. Ao fazer o nosso Quiz “Gaming Skills Translator”, os candidatos podem selecionar os videojogos que jogam e o seu grau de sucesso. O algoritmo traduz então a sua experiência de jogo em competências procuradas no local de trabalho que podem acrescentar ao seu currículo e discutir em entrevistas, ligando-os, em última análise, a potenciais ofertas de emprego. Isto permite aos jogadores articularem melhor os seus conjuntos de competências, especialmente se tiverem uma experiência de trabalho limitada, e dá aos empregadores uma forma inovadora de combinar pessoas com funções por preencher.

Os jogos têm narrativas definidas - um ponto de partida e um ponto de chegada. Quer se esteja a salvar o mundo ou a derrotar fantasmas, é preciso rever e avaliar o seu progresso e estar pronto para corrigir o rumo. É recompensado pelas suas soluções e por salvar e liderar outros. O melhor de tudo, é explorar os limites exteriores. À medida que treina o pensamento cognitivo, aprende a pensar como um empresário cuja sobrevivência depende da adaptação à mudança.

Além disso, pode adaptar-se à dificuldade com base no desempenho, e à medida que a aprendizagem se expande, o jogo torna-se mais difícil, exigindo um pensamento e uma adaptação mais ágeis.
Quando se joga videojogos, aprende-se a aprender - e a capacidade de aprender é um dos mais fortes preditores do sucesso profissional. Aprende também a colaborar, uma vez que os jogos são sistemas sociais complexos que o envolvem numa aprendizagem construtiva juntamente com os seus colegas de equipa.

As capacidades cognitivas são críticas, e à medida que os jogos se tornam cada vez mais sociais, alimentam cada vez mais a necessidade de antecipação para ser capaz de prever o perigo e o sucesso. O enredo é muitas vezes baseado na colaboração, com cada jogador a trazer as suas habilidades únicas para a equipa, sendo esta via colaborativa a única forma de alcançar as recompensas.

Claro que o Gaming não é de forma alguma um universo composto por pessoas iguais. Videojogos diferentes requerem habilidades diferentes. Alguns requerem mais perspicácia social. Outros requerem um raciocínio mais lógico. As perguntas que os recrutadores podem fazer a si próprios são: Que competências estou à procura? E onde poderá este candidato ter praticado estas aptidões online? Quão próximas estão estas competências às que são exigidas no trabalho? Devo contratar um jogador de “Fortnite” com aptidões de colaboração ou um jogador de “Words with Friends” que seja mais experiente na resolução de problemas?

As aptidões que os jogadores adquirem nos seus planetas remotos ou ilhas paradisíacas migram do mundo virtual para o real, do jogo para o local de trabalho, onde o pensamento crítico, a aceitação dos riscos e a colaboração são recompensados.

No seu tempo de Gaming, os trabalhadores de amanhã podem estar apenas a ajudar-se a si próprios a chegar ao nível seguinte na sua carreira.