Como consequência da pandemia e das medidas de proteção da saúde que foram implementadas, a economia está a mudar rapidamente, com alguns setores a libertar trabalhadores, enquanto que outros não conseguem atrair talento com a rapidez necessária para acompanhar a procura.
Para aqueles trabalhadores que se encontram hoje em busca de um novo emprego, dar o salto é possível! Resumimos em seguida um conjunto de skills “transferíveis” para destacar no seu currículo ao candidatar-se a novas funções em áreas de rápido crescimento, como a logística ou o atendimento ao cliente.
Pensamento Crítico
À medida que as organizações necessitam pivotar e implementar mudanças aceleradas para responder à evolução no mundo do trabalho, os trabalhadores podem capitalizar os conceitos aprendidos em funções anteriores e aplicá-los a novas oportunidades. Ao entrar em novas funções, os trabalhadores vão precisar de fazer uso de pensamento crítico para utilizar os seus conhecimentos prévios e aplicá-los à analise do seu novo contexto de trabalho. Quando não há um roteiro pré-definido, a capacidade de pensar com autonomia, bem como ser capaz de considerar as implicações a longo prazo é algo essencial e uma habilidade muito procurada.
Coordenação e colaboração
As skills de gestão de projetos serão sempre fortemente valorizadas. E isso inclui a capacidade de coordenar e colaborar com várias pessoas e equipas, com conjuntos de habilidades distintos. Em qualquer função é-lhe muitas vezes pedido que seja capaz de gerir vários projetos ao mesmo tempo, muitas vezes por períodos de tempo longos. As empresas vão continuar a necessitar de pessoas capazes de definir metas, verificar o seu progresso regularmente, obter feedback e potenciar os recursos das pessoas ao seu redor.
Gestão do tempo
Todos os contextos de trabalho sofrem da mesma escassez deste recurso: tempo! As pessoas capazes de gerir o seu tempo e a sua carga de trabalho de maneira eficaz serão valiosas onde quer que estejam. Gerir a carga de trabalho de forma eficaz significa compreender as suas próprias capacidades e limitações de prazos, bem as dos outros ao seu redor. Aqueles que sabem respeitar o tempo dos outros enviam sempre uma agenda antes de uma reunião, definem adequadamente os cronogramas dos projetos e criam etapas com objetivos intermédios para poder realizar ajustes em caso de necessidade.
Escuta ativa e comunicação
De acordo com um estudo global da ManpowerGroup, mais da metade (56%) dos empregadores afirma que as skills de comunicação, tanto escrita como verbal, são as qualidades humanas que mais valorizam; seguidas pela colaboração e pela resolução de problemas. É por isso que o desenvolvimento destas habilidades é importante em qualquer trabalho, e ainda mais durante períodos de mudança.
Por último, a learnability é necessária a longo prazo para assegurar a melhor adaptação a uma economia em constante mudança. A learnability é o desejo e a capacidade de continuar a aprender e crescer ao longo da nossa carreira. De todas as skills transferíveis, a learnability é a base - e ajudará a que se mantenha empregável hoje e no futuro.