Autor: Ian Symes
A economia de hoje é cada vez mais competitiva, rápida e inovadora. As empresas estão a evoluir rapidamente, a tecnologia muda a um ritmo cada vez mais rápido e a transformação digital está no centro de quase todas as estratégias corporativas. De fato, de acordo com a empresa IDC, no final de 2017, mais de dois terços dos CEOs das empresas da Global 2000 tinham a transformação digital no centro da sua estratégia.
O ritmo da disrupção também está a acelerar. Até 2020, 30% das receitas do setor Industrial virão de novos modelos de negócios. A rápida transformação digital é uma necessidade absoluta para as empresas com visão de futuro, para que possam realizar as suas ambições de crescimento e ser mais competitivas.
O caminho para a transformação digital começa com uma cultura de inovação. As empresas precisam estar abertas à mudança, precisam estar preparadas para assumir riscos calculados e entender que o desenvolvimento passa por ser capaz de falhar rapidamente e iterar se algo não estiver a funcionar. Este nível de transformação começa pelo topo das organizações. Com líderes que pensam de maneira diferente, quebram fronteiras e fomentam essa inovação.
A nossa pesquisa revela que, enquanto 89% dos líderes empresariais estão a planear, testar e implementar iniciativas digitais, menos de metade (47%) já começou realmente a fazer a transformação digital dos seus negócios. Para além disso, quase nove em cada dez líderes de RH não acreditam que tenham o talento de liderança necessário para implementar uma transformação digital bem-sucedida.
Na ManpowerGroup, acreditamos na regra 80/20. Os 80% das competências necessárias são aquelas competências e facilitadores que sempre foram críticos para formar líderes eficazes. E estes fatores não sofreram alteração. As restantes 20% são compostas por capacidades que antes não eram necessárias, mas que são hoje essenciais para os líderes modernos e futuros.
Esses 80% são constituídos por uma poderosa combinação de inteligência, adaptabilidade, resistência e motivação. São os motores e a base de líderes eficazes. Estes atributos são preditivos de sucesso futuro. "Adaptabilidade" passa por estar confortável com a ambiguidade, complexidade e incerteza. A "Motivação" revela a energia e ambição que os líderes bem-sucedidos manifestam. A “Resistência” traduz o quão resilientes e tenazes esses líderes são. A "Inteligência" mostra-nos o quão intelectualmente curiosos e aguçados são.
Os restantes 20% são qualidades que podem ser aprendidas. Os líderes de hoje devem desenvolver essas qualidades, aumentando assim a sua capacidade para revelar talento, fomentar a capacidade de aprendizagem, acelerar o desempenho e promover o empreendedorismo nas suas empresas.
Quando falamos sobre "revelar talento", referimo-nos à capacidade dos líderes de acelerar o desempenho dos seus negócios por via da sua capacidade para atrair e desenvolver talento de alto potencial, tanto dentro como fora da organização. Devem construir uma cultura que estimule o desenvolvimento profissional dos indivíduos e ofereça aos trabalhadores um propósito.
"Acelerar o desempenho" passa por equilibrar estratégias de curto prazo para o desenvolvimento de negócios. Líderes bem-sucedidos ajudam os trabalhadores a entender a importância da sua função no conjunto global dos objetivos da empresa e promovem a colaboração entre diferente áreas e funções. Estas qualidades integram o Modelo de Líderes P3 da Right Management, que usamos para ajudar as empresas a desenvolver as suas equipas de liderança e prepará-las para os desafios da transformação digital.
As empresas devem melhorar o seu entendimento de cada uma destas capacidades, especialmente a “learnability” - a capacidade de cada pessoa para desenvolver ou se adaptar às novas competências referidas nos 20%. Uma vez que as empresas entendem completamente as capacidades e possibilidades dos seus colaboradores, podem trabalhar com eles para ajudá-los a progredir de maneiras que beneficiem ao trabalhador e à empresa.
Na ManpowerGroup, trabalhamos com empresas que querem avançar nos seus objetivos de transformação digital, ajudando as suas equipas a identificar e desenvolver as competências que suportam essas metas de digitalização. Seja usando avaliações psicométricas, testes de capacidade cognitiva, módulos de aprendizagem virtual ou até simulações de negócios on-line em tempo real, ajudamos as empresas a descobrir como aproveitar ao máximo as capacidades e o potencial de seus trabalhadores atuais.
Em última análise, para liderar na era digital, os líderes empresariais precisam combinar o melhor da inteligência humana e da Inteligência Artificial para criar uma empresa inclusiva, capacitada para a tecnologia e voltada para o futuro. Organizações nas mais variadas etapas da sua jornada de transformação precisarão identificar, nutrir e desenvolver a sua força de trabalho e os futuros líderes, para que estes possam ampliar as capacidades humanas num mundo cada vez mais digital. Os líderes que sejam capazes de definir e implementar uma estratégia de futuro, estabelecer uma cultura e uma visão e caminho claros para as suas equipas – identificando e desenvolvendo líderes existentes e futuros - transformarão com sucesso as suas organizações.