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Upskilling e Reskilling: A chave para prosperar em 2021

Written by ManpowerGroup Portugal | 27 April 2023

As mudanças do ano 2020 moveram, a uma escala sem precedentes, as necessidades de trabalho de setores como a aviação e a hotelaria para os cuidados de saúde, as TI e para a logística e transportes. As transformações reforçaram a necessidade de os trabalhadores adquirirem novas competências e aperfeiçoarem as já existentes. Num episódio recente do Transform Talent Podcast do ManpowerGroup, Johnny Campbell, CEO/Co-Fundador do SocialTalent, fala sobre a necessidade de reskill e upskill para abordar a transformação que o mundo do trabalho enfrenta e como isso será a determinante para prosperar em 2021.

Definição de Upskilling e Reskilling
Upskilling e Reskilling são conceitos relacionados, mas não são a mesma coisa. O Upskilling esta associado a uma atualização de competências, e é relativo a um trabalho que ainda está a evoluir e necessita de formação contínua. Por exemplo, nesta fase de gestão da pandemia de COVID-19, alguém que trabalhe na limpeza industrial pode ter de desenvolver competências já adquiridas (upskill) e aprender sobre limpeza médica e hospitalar. O Reskilling relaciona-se com a aprendizagem de novas competências, para poder desempenhar uma nova função quando a anterior desaparece ou deixa de ter tanta procura.  

A Vantagem da Aprendizagem Contínua
Na sua essência, tanto o Upskilling como o Reskilling assentam num desejo de aprendizagem contínua, ou Learnability. "O mundo do trabalho está a mudar todos os dias e, portanto, é melhor que se esteja constantemente a requalificar e a desenvolver novas competências", diz Campbell. "Algumas das quais poderá usar, enquanto outras não. Mas terá mais oportunidades, para si como trabalhador, se estiver continuamente a aprender".

Maior Procura pelas Competências Humanas
Aquilo a que tradicionalmente chamamos soft skills - ou competências humanas - estão a tornar-se cada vez mais populares, de acordo com Campbell. Competências humanas podem ser a liderança, persuasão ou influência. À medida que as organizações dependem mais dos computadores e da tecnologia para substituir as tarefas baseadas em hard skills, o talento humano é necessário para gerir e delinear estratégias. Estas são aptidões que requerem uma constante qualificação ou requalificação. "É por isso que estamos a assistir a um crescimento do emprego nos cuidados de saúde, porque estamos a apostar nessas competências humanas. Não estamos a ver máquinas e robôs a assumir o comando neste domínio", diz Campbell. "Mas também no local de trabalho - liderança, coaching, raciocínio crítico - todas estas são competências humanas que estamos a ver tornarem-se essenciais.
Não importa o nível de qualificação de cada indivíduo, todos podem beneficiar do investimento na qualificação ou requalificação. Para mais discussões sobre a revolução das competências, oiça o Transform Talent Podcast.