Bem-estar das equipas, escassez de talento e transição digital definem a construção das estratégias de talento em 2024
O ManpowerGroup revela quais os principais fatores que irão marcar as estratégias de gestão de talento em 2024
Tendências, Desafios e Estratégias para as Empresas
A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2012) está a assumir um papel de destaque no mercado de trabalho global e representará cerca de um terço da força de trabalho global em 2030, ultrapassando já este ano, em número, os Baby Boomers.
Ao contrário das gerações anteriores, que tiveram acesso a períodos de integração mais longos, com acompanhamento presencial e direto dos seus managers e pares, muitos Gen Zers iniciaram as suas carreiras num contexto de grande disrupção, fomentada por fatores como a pandemia de Covid-19, a tensões geopolíticas ou ainda a rápida transformação digital acelerada pela automação e Inteligência Artificial (IA).
Segundo o estudo Global Talent Barometer 2024 do ManpowerGroup, o sentimento atual dos Gen Zers enquanto “Zoomers corporativos” é algo ambivalente. Os trabalhadores da Geração Z são os mais propensos (47%) de todos os grupos etários a dizer que deixarão voluntariamente os seus empregos nos próximos seis meses, mas também os menos confiantes em encontrar um novo emprego que atenda às suas necessidades.
O ManpowerGroup lança o estudo de Global Insights - A Geração Z e o Futuro do Trabalho, que identifica os principais desafios que esta geração enfrenta no mundo do trabalho atual e as principais estratégias para atrair e reter talento da Geração Z.
“Os Gen Zers estão a demonstrar predisposição para carreiras mais dinâmicas, acumulando um elevado número de competências diversificadas e transferíveis. Ao mesmo tempo, a crescente familiaridade com modelos de trabalho híbridos e tecnologias baseadas em IA poderá posicioná-los como verdadeiros agentes de mudança dentro das organizações”, começa por explicar Pedro Amorim, Enterprise Sales Director do ManpowerGroup para Portugal, a Região do Mediterrânea e Leste da Europa. “Contudo, o atual contexto de disrupção no mundo do trabalho e o seu impacto nos processos e modelos de gestão, bem como nas lideranças, traduzem-se numa experiência de trabalho mais desafiante para esta geração e um sentimento de maior distanciamento da missão das organizações.”
Entre os principais desafios, o estudo revela 5 pontos fundamentais.
Quebra de compromisso
A Geração Z enfrenta uma quebra significativa no seu compromisso no local de trabalho. De acordo com o Global Talent Barometer do ManpowerGroup, os trabalhadores da Geração Z são os mais propensos (47%) de todos os grupos etários a dizer que deixarão voluntariamente os seus empregos nos próximos seis meses. Esta geração é também a menos confiante em encontrar um emprego que atenda às suas necessidades.
![]() |
Desafios de saúde mental
A Geração Z apresenta índices de saúde mental mais frágeis do que outras gerações. O estudo aponta também que 52% dos Gen Zers experienciam stress no trabalho diariamente, em contraste com apenas 33% dos Baby Boomers.
Desafios financeiros
Financeiramente, muitos Gen Zers não atingem as suas próprias expectativas. Dados de um estudo de 2024 da Deloitte mostram que quase seis em cada 10 Gen Zers (56%) vivem de mês a mês, um valor que aumentou em cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Empregabilidade e desenvolvimento de carreiras
Apesar dos desafios, esta geração mantém critérios exigentes sobre os empregos que aceita, com 86% a afirmar que ter um propósito é essencial para a satisfação e o bem-estar no trabalho. Ao mesmo tempo, 59% destes profissionais acreditam que a IA generativa os levará a procurar oportunidades de trabalho menos vulneráveis à automação e 45% estão abertos a assumir projetos paralelos para expandir o seu desenvolvimento profissional.
![]() |
Desafios de integração no mundo do trabalho e perceção dos empregadores
O estudo revela que 40% dos líderes acreditam que os recém-licenciados não estão preparados para o mundo do trabalho, com dados da iHire de 2024 a reforçar que 58% dos empregadores acreditam que os candidatos desta geração precisam de melhorar as suas competências em entrevistas.
Num momento em que a escassez de talento qualificado está a aumentar e que as empresas precisam de talento jovem para reforçar a sua capacidade de crescimento nos mercados e criar valor, é crucial que as organizações abordem estes desafios. Para isso, o estudo identifica 5 Estratégias para Atrair e Reter Talento da Geração Z.
|
Com o mundo do trabalho cada vez mais caracterizado por uma escassez de talento persistente, a adoção destas estratégias permitirá às empresas melhorar a sua proposta de valor de empregador, promover uma integração mais eficaz dos jovens e reforçar a capacidade destes profissionais contribuírem de forma significativa e se sentirem comprometidos com as organizações.
Descarregue o estudo gratuitamente e descubra as principais Tendências, Desafios e Estratégias para as Empresas atraírem e reterem a Gen Z nas suas estruturas.
O ManpowerGroup revela quais os principais fatores que irão marcar as estratégias de gestão de talento em 2024
Quase 70% dos trabalhadores afirma estar preparado para abraçar a transição verde
ManpowerGroup apresenta as tendências do mundo do trabalho para 2025