Diversidade é Trending Topic

Autor: Marita Gouveia & Rita Baraças.

Com a meta no sucesso organizacional e numa maior eficácia na entrega de resultados, chegam-nos hoje vários estudos sobre aquela que promete ser a mãe de todas as diversidades: a Diversidade Cognitiva!

Como é que podemos definir este conceito de Diversidade Cognitiva? De forma genérica, podemos referir-nos à Diversidade Cognitiva como as “características dos membros que, independentemente da origem, expandem a capacidade dos recursos cognitivos da equipa” (Mello & Rentsch, 2015).

Num artigo publicado na Harvard Business Review, Alison Reynolds e David Lewis alertavam para os perigos dos “colaboradores terem tendência para se movimentar junto de outros que consideram pensar e agir de formas semelhantes”. Comportamento que conduziria as empresas à construção de equipas com ideias idênticas. No âmbito deste estudo, os autores concluem que esta falta de diversidade cognitiva tem dois impactos: “primeiro, reduz a oportunidade de fortalecer a as equipas com a contribuição de pessoas que pensam de maneira diferente; segundo, falha em representar a diversidade cognitiva da população de colaboradores da empresa, reduzindo o impacto das iniciativas.”

Promovendo a Diversidade

Em conclusão, a variedade de pontos de vista, experiências, conhecimentos, cultura e perspetivas pode enriquecer — e muito — a maneira como as organizações trabalham.

Podemos pensar em várias vantagens associadas à promoção de uma maior diversidade nas organizações: desde o incremento da competitividade, à menor rotatividade dos colaboradores (novas gerações), ao aumento da satisfação no trabalho e melhoria dos níveis de engagement entre outras. E, num momento em que observamos valores máximos de escassez de talento, estes são aspetos fundamentais na atração e retenção de talento.

Porém, sendo este um tema sensível, acarreta igualmente alguns riscos, nomeadamente a possibilidade de conflitos na criação de alternativas (Schilpzand &Martins, 2010). Isto pode colocar em causa a tomada de decisão, criar dificuldades na comunicação, distorções de mensagens e desentendimento, levando finalmente a uma maior dificuldade em alcançar o consenso e avançar na tomada de decisão.

Em resumo, o desafio da diversidade é exigente em termos das sua promoção e gestão. Para a heterogeneidade vingar os líderes têm de melhorar o sentimento de segurança psicológica das suas equipas –promover o debate de ideias e pensamento. Em vez da agregação, promover a (des)construção permanente. 
Empresas diversas entregam melhores resultados e criam conexões que vão para além do mercado de trabalho. Vamos diversificar?

Artigos Relacionados