Como é que os empregadores podem aproveitar hoje a tendência crescente do Gaming e aplicar na construção das suas bases de talento futuras

Ao passar mais tempo a jogar durante a pandemia, os potenciais colaboradores estão a desenvolver as soft skills de que as empresas mais necessitam.

O Gaming é uma indústria gigante – que cresceu ainda mais fruto dos sucessivos confinamentos relacionados com a COVID-19. Só no passado mês de junho, foi gasto um total de 1,2 mil milhões de dólares em produtos de Gaming, mais 26% do que no ano anterior.  A boa notícia é que todo este tempo gasto em videojogos pode, na verdade, dar uma vantagem profissional aos jogadores, uma vez que as suas soft skills se estendem muito para além da consola. Quando se joga, estão a ser desenvolvidas e aperfeiçoadas as soft skills mais procuradas pelos empregadores de todo o mundo – falamos de aptidões como o pensamento crítico, a colaboração, a comunicação e a criatividade. 

Para os empregadores que hoje se mobilizam e relançam a sua atividade no pós- pandemia, a necessidade destas qualidades só tem aumentado. Aqueles que compreendem os talentos únicos inexplorados dos jogadores estarão muito mais bem preparados para tirar partido das competências da próxima geração.

Eis algumas das formas demonstradas pela nossa investigação que suportam a influência que o “boom” do Gaming está a ter na preparação dos trabalhadores de amanhã:

Desenvolver a Soft Skills
No nosso estudo “Robots Need Not Apply": Human Solutions in the Skills Revolution", o ManpowerGroup entrevistou 20.000 empregadores em 42 países sobre o impacto da automatização nos empregos e das competências que serão necessárias para o futuro. O que descobrimos foi que embora as soft skills sejam de maior valor para os empregadores, são também as mais difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de ensinar aos colaboradores. As conclusões do estudo What Workers Want, Post Covid Report, mostram que em tempos de rápida transformação e incerteza, estas soft skills se tornam ainda mais relevantes e importantes tanto para os trabalhadores como para os líderes.
Os jogos podem ensinar os jogadores a resolver problemas, a calcular probabilidades ponderando os prós e os contras das diferentes abordagens e a pensar estrategicamente. Nos populares jogos de multiplayer, os jogadores devem trabalhar em conjunto para vencer, aumentando a sua capacidade de colaborar remotamente. Os ambientes virtuais também permitem aos jogadores testar e aprender diferentes estilos de comunicação, conduzindo frequentemente a encontros presenciais e a convívios. Finalmente, os jogos sandbox que deixam os jogadores vaguear livremente, estão ligados a uma maior criatividade. Estes jogadores tendem a ter melhores capacidades visuais-espaciais - a capacidade de visualizar o movimento de objetos no espaço - importantes para carreiras na ciência e engenharia.

Aperfeiçoar a Learnability
O Gaming estimula a capacidade de aprendizagem dos jogadores - o seu desejo e capacidade de crescer rapidamente e adaptar o seu conjunto de competências para se manterem empregáveis. Para medir esta característica, desenvolvemos um assessment - o Learnability Quoficient (LQ) - que permite às pessoas identificar as suas motivações e estilos de aprendizagem. 

Os jogos geralmente melhoram a capacidade do jogador para aprender a aprender, ao criar melhores modelos cognitivos - tornando mais fácil reagir a novas situações.

Assessments de Apoio
Os jogos podem ajudar os empregadores a avaliar as competências dos potenciais trabalhadores. Ao entrevistar os candidatos sobre os seus jogos favoritos - um tópico provável de fazer os candidatos a emprego baixar a sua guarda - como forma de determinar as suas aptidões, os empregadores têm mais probabilidades de adequar um indivíduo às funções que exigem esses conjuntos de competências. 

Curiosamente, jogos diferentes desenvolvem competências diferentes: Para mapear jogos e identificar as aptidões específicas e os candidatos a emprego que as têm, trabalhámos com um especialista em psicometria que analisou mais de 11.000 jogos em 13 géneros. Verificámos, por exemplo, que as pessoas que jogam Tetris demonstram mais flexibilidade mental, maior facilidade na identificação de padrões e maior capacidade de trabalhar de forma independente, o que corresponde com trabalhos difíceis de preencher na indústria ou logística.

Para ajudar a preencher o atual desencontro entre competências disponíveis e necessidades das empresas, os empregadores devem adotar uma abordagem holística e aberta. Alavancar o talento da comunidade de jogos é mais um método para criar uma base de talento com futuro - e uma forma inovadora de se colocar à frente da concorrência.

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