Diversity at Work
4 em cada 10 profissionais LGBTQIA+ em Portugal partilham a sua orientação sexual no local de trabalho
Tendências do Mundo do Trabalho em 2023
No meio da crescente digitalização do trabalho, o estudo mais recente do ManpowerGroup revela que embora a tecnologia possa ser o grande acelerador do crescimento económico, os humanos continuarão a ser os grandes protagonistas do futuro. Saiba mais sobre as grandes forças que irão impactar o futuro do trabalho e descubra os principais insights sobre como os empregadores podem atrair e reter talento nesta nova era.
The New Human Age
O que vai encontrar neste estudo:
4 FORÇAS que irão impactar o futuro do trabalho
14 TENDÊNCIAS subjacentes que estão a ganhar velocidade
INSIGHTS e conclusões chave para o ajudar a planear o futuro
Acreditamos que estamos a embarcar numa Nova Human Age - uma época em que as pessoas estão a utilizar tecnologia e ferramentas digitais para melhorar as ligações humanas, aumentar a produtividade, e viver vidas mais significativas.
As taxas de natalidade continuam a diminuir à medida que as populações envelhecem, o que está a gerar uma acentuada escassez de talento e uma redução na força de trabalho de muitos países.
A escassez de competências está a concentrar-se em setores com maior crescimento, e há cada vez mais trabalhadores da geração Z a elevar a fasquia em temas que são do seu interesse, da DEIB (Diversidade, Equidade, Inclusão e Sentimento de Pertença) às alterações climáticas.
A pandemia tornou o trabalho flexível uma realidade para muitos trabalhadores, provocando uma mudança de paradigma no modo como as pessoas equilibram os seus trabalhos e as suas vidas pessoais. Os trabalhadores querem maior possibilidade de escolha sobre quando, onde e como é que desempenham o seu trabalho, sem que o trabalho a partir de casa se torne uma atividade sem fim. E valorizam aspetos como a realização pessoal, a aprendizagem e o crescimento em detrimento da mera progressão na carreira.
A combinação da inovação tecnológica com o engenho humano irá gerar um maior crescimento económico e ajudar a superar os desafios da sociedade.
À medida que as organizações continuam a investir em tecnologia, vão precisar de promover internamente as competências digitais, ao mesmo tempo que recorrem a talento externo para maximizar o retorno sobre o investimento.
Numa economia global e digital-first, o acesso ao talento altamente qualificado é uma vantagem competitiva distintiva. E as empresas têm de procurar esse talento onde quer que ele esteja – o mercado de trabalho dos melhores e mais promissores é um mercado verdadeiramente sem fronteiras.
Competir – e vencer – também é uma questão de gerir o risco e construir resiliência diante da atual incerteza económica e geopolítica.
Jonas Prising
Presidente e CEO, ManpowerGroup
"Acreditamos que dotar as pessoas das competências necessárias para alavancar a tecnologia criará um futuro do trabalho mais próximo do que os trabalhadores do futuro desejam; é assim que construiremos um caminho que nos permitirá aumentar a prosperidade para muitos, e não para poucos.”
As empresas que investirem na humanização do seu local de trabalho ganharão a aprovação e a lealdade dos seus trabalhadores. E ao longo de um 2023 marcado pela incerteza, o compromisso dos trabalhadores será o que alimentará o desempenho e a resiliência das empresas.
4 em cada 10 profissionais LGBTQIA+ em Portugal partilham a sua orientação sexual no local de trabalho
A pandemia aumentou a desigualdade de género dentro das organizações, levando ao retrocesso do papel da mulher nas empresas bem como à deterioração do seu bem-estar. Para perceber de que forma os...
De Modelos de Trabalho Flexível a Cadeias de Abastecimento Mais Resilientes, O Futuro do Trabalho Está a Mudar 2022 tem o potencial de ser um dos anos mais transformadores da história recente. Desde...