logotipo
pesquisa
    As intenções de Contratação no 2º Trimestre de 2023 são Otimistas, apesar da Elevada Escassez de Talento.



    Aumenta o otimismo nas projeções de contração para o segundo trimestre do ano

    Apesar da incerteza provocada pela guerra na Ucrânia, o menor pessimismo em relação à inflação e a previsão de algum dinamismo económico para os próximos meses provocaram uma evolução positiva nas perspetivas de contratação das empresas nacionais. Embora 50% dos empregadores esperem manter, no próximo trimestre, o seu atual número de colaboradores, 32% pretendem recrutar, face a 16% que anteveem reduzir as suas equipas.

    Os dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey projetam, assim, uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +16% para o segundo trimestre de 2023, um valor já ajustado sazonalmente e que traduz uma subida de 4 pontos percentuais, face ao último trimestre, e uma descida mais significativa, de -13 pontos percentuais, quando comparada com o período homólogo de 2022. 



    “O ano de 2023 arrancou com uma previsão económica menos otimista, impulsionada pela subida acentuada da inflação e o aumento das taxas de juro, que provocaram, entre outros aspetos, a redução do poder de compra e da capacidade de investimento das empresas. Apesar desta perspetiva desfavorável, os primeiros meses do ano permitiram à economia, nomeadamente a nacional, manter-se mais estável do que o esperado: a crise energética na Europa não se concretizou com a intensidade prevista e a inflação, apesar de elevada, deverá tender a estabilizar. Esta conjuntura traz agora alguma esperança aos empregadores, que entram no segundo trimestre de 2023 com um maior otimismo nas previsões de contratação.”, explica Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup Portugal.



    Os setores de Serviços de Comunicação, Tecnologias da Informação e Energia & Utilities apresentam as previsões de contratação mais otimistas, mas é o de Bens e Serviços que mais cresce  



    Os empregadores dos nove setores analisados em Portugal esperam aumentar as suas equipas no segundo trimestre do ano, e cinco destes registam sinais de maior dinamismo nas intenções de contratação, face aos primeiros meses de 2023. Por outro lado, oito dos setores reduzem as suas Projeções face ao período homólogo de 2022. 

    Os Serviços de Comunicação, que incluem telecomunicações e media, apresentam as perspetivas mais robustas, com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +35%, um valor que se destaca de forma significativa da média nacional e que traduz uma subida considerável de 17 pontos percentuais face ao trimestre anterior. 

    Entre os setores com a Projeção mais robusta surge também o das Tecnologias da Informação com +32%, o que representa uma subida de 4 pontos percentuais relativamente ao trimestre anterior, e uma descida semelhante face ao mesmo trimestre de 2022. 

    Também o setor de Energia & Utilities avança com uma Projeção saudável de +29%, mas que, na comparação com o trimestre passado, traduz uma diminuição de 14 pontos percentuais. Segue-se o setor de Bens e Serviços de Consumo, que contempla as atividades de Retalho, Distribuição, Hotelaria e Indústria de Bens de Consumo, e que apresenta uma Projeção de +16%, sendo o setor que mais cresce face aos primeiros meses do ano, com uma subida de 24 pontos percentuais. Já relativamente ao mesmo período de análise de 2022, a Projeção abranda 23 pontos percentuais.

    Projeção mais forte no Grande Porto e mais moderada na Região Centro

    Todas as regiões de Portugal apresentam previsões favoráveis quanto à evolução das contratações, no segundo trimestre de 2023, e apenas uma – a região centro - evolui negativamente face aos primeiros meses do ano.

    É, novamente, o Grande Porto que apresenta a Projeção para a Criação Líquida de Emprego mais sólida, com um valor de +29%, o que equivale a uma subida de 6 pontos percentuais face ao primeiro trimestre do presente ano e uma descida no mesmo valor em relação ao período homólogo de 2022.

    Maiores intenções de contratação nas Micro e Pequenas empresas

    As quatro categorias de empresas, independentemente da sua dimensão, preveem aumentar as suas equipas no segundo trimestre de 2023, bem como assumem uma evolução positiva face aos primeiros meses do presente ano. Por outro lado, apenas um tipo evolui positivamente face ao período homólogo do ano passado. 

    As intenções de contratação a nível global estabilizam e todos os países e territórios têm Projeções positivas

    A Projeção para a Criação Líquida de Emprego a nível global mantém-se estável, com um valor de +23%, o mesmo do trimestre anterior. No entanto, e seguindo a tendência registada em Portugal, a Projeção desce 6 pontos percentuais se comparada com o mesmo período do ano passado. 

    Na Região EMEA, onde se situa Portugal, os Países Baixos, a Noruega e a Suíça revelam as intenções mais animadoras, todos com +31%. Portugal ocupa o décimo quinto lugar da tabela, apenas 2 pontos percentuais abaixo da média da Região. No que respeita à média Global, posiciona-se 7 pontos percentuais abaixo. 

     
    Partilhe este artigo   

    Poderá interessar-lhe

    ManpowerGroup Employment
    Outlook Survey Portugal 4t2021
    Para o quarto trimestre de 2021, os empregadores nacionais continuam otimistas e, reforçam o clima de contratação positivo já notado no trimestre anterior. 
    As preferências dos candidatos
    Para melhor compreender como as empresas podem, simultaneamente, estimular e corresponder às preferências e perceções globais dos candidatos, a ManpowerGroup procurou diretamente a fonte - os candidatos.
    Human Age
    O mundo encontra-se numa nova realidade em que o Potencial Humano assume um papel preponderante enquanto agente diferenciador para o crescimento económico. O maior desafio para alcançar o sucesso nesta nova Era - a Human Age, é descobrir como libertar e gerir este espírito e este potencial.
    Tem alguma dúvida?
    Entre em contacto
    connosco!
    © 2016. Manpowergroup Portugal SGPS, S.A. Todos os direitos reservados.
    Politica de Privacidade e Condições de Utilização
    Política de Cookies e Proteção de Dados Pessoais
    design by ativait | development by designbinário
    © 2016. Manpowergroup Portugal SGPS, S.A. Todos os direitos reservados.
    Política de Privacidade e Condições de Utilização
    Política de Cookies e Proteção de Dados Pessoais
    design by ativait | development by designbinário