O ano passado demonstrou que as organizações precisam de aprofundar a sua compreensão da diversidade, bem como a forma de tornar a diversidade e a inclusão uma realidade no mundo do trabalho. As organizações que prosperam num mundo em rápida mudança terão uma força de trabalho diversa e com competências perspetivas variadas. Eis algumas formas de as organizações poderem fomentar a diversidade.
Planeie o futuro
Até 2050, a composição demográfica de muitos países será muito diferente da atual - a diversidade será a norma. O talento em toda a sua diversidade é o diferenciador competitivo mais forte. Se quiser que a sua organização seja competitiva daqui a 30 anos, comece por avaliar as práticas de contratação, criando programas de mentoria e alavancando pools de talentos diversificadas.
Utilize métodos de avaliação para aumentar a diversidade
As formas tradicionais, e baseadas na intuição, para construir e desenvolver a força de trabalho estão repletas de preconceitos inconscientes e, consequentemente de decisões enviesadas. Uma forma mais equitativa de nivelar as oportunidades e aumentar a diversidade é avaliação de candidatos com base em dados. As empresas têm um longo caminho a percorrer nesta frente - de acordo com estudos do ManpowerGroup, apenas 49% dos trabalhadores a nível mundial foram alvo de uma avaliação. Além disso, 81% dos que foram avaliados referem uma maior satisfação profissional contra 65% dos que não o fizeram.
Neurodiversidade: A necessidade de pensar de forma diferente
Criatividade, imaginação e intuição distinguem-nos das máquinas. Estas são skills das pessoas disléxicas. A dislexia é uma forma diferente de processar informação, e consequentemente, de abordar as situações através de diversas perspetivas, fazendo uso da capacidade criativa, inovadora e de abstração (capacidade de ver o “quadro geral”). Para as organizações, isso significa compreender e valorizar como o pensamento humano e a neurodiversidade podem ser uma oportunidade para colmatar a lacuna de competências que se vive atualmente e que tende a agravar-se no futuro.
Proporcionar oportunidades para as mulheres
As mulheres têm sido desproporcionadamente afetadas pela crise social e económica gerada pela pandemia. Estão sobre representadas nas situações de perda de emprego, em todos os setores incluindo o retalho, o lazer e a hotelaria. Ao mesmo tempo, existe uma clara oportunidade para as mulheres se capacitarem e requalificarem nos setores em crescimento, incluindo as tecnologias de informação, as operações e a logística. As mulheres são uma fonte de talento inexplorada que pode ser requalificada para dar resposta à escassez de talento e garantir uma resposta a muitas das funções que se vão criar no futuro.
A medição contínua da diversidade e do compromisso dos trabalhadores na sua empresa é essencial para garantir que está a avançar no caminho certo. Tal como assegurar o envolvimento dos colaboradores nesse processo. Alcançar a diversidade, inclusão e equidade leva tempo, mas ao tomar hoje medidas proactivas, a sua organização está um passo mais perto do sucesso.