Saiba como todas aquelas horas de Gaming que jogou durante o confinamento o podem ajudar a conseguir o seu próximo trabalho

O Gaming não se limita à gratificação imediata conseguida pelo cumprimento dos objetivos do jogo; pode ficar surpreendido por saber que também está a melhorar a sua empregabilidade.

Antes da COVID-19, as pessoas já falavam muito dos seus mundos de "trabalho" e "vida" - como manter a produtividade e o equilíbrio entre os dois polos - separados um do outro. Agora, é seguro dizer que a pandemia entrelaçou os dois para sempre.
E isso não é necessariamente uma coisa má: de facto, muitas das aptidões que provavelmente adquiriu durante as horas dedicadas aos videojogos resultaram na melhoria das competências e do desempenho no local de trabalho. Devido ao confinamento e ao impacto da pandemia no emprego, a popularidade do Gaming aumentou consideravelmente na primeira metade de 2020. A boa notícia é que se tiver jogado com mais frequência durante o confinamento, é provável que esteja especialmente preparado para brilhar na sua próxima entrevista. Faça o nosso Quiz gratuito - Gaming Skills Translator - para descobrir quais as competências que está a construir. De facto, sempre que pegou na sua consola, aprendeu mais sobre como se adaptar, aprender e refinar soft skills essenciais como o pensamento crítico, a colaboração, a comunicação e a criatividade.

Para o nosso estudo "Skills Revolution 2.0 Robots Need Not Apply", entrevistámos 20.000 empregadores em 42 países sobre o impacto da automatização na força de trabalho. O que encontrámos: As soft skills são muito procuradas no local de trabalho, especialmente para os empregadores que perspetivam um futuro económico imprevisível. Há também uma procura crescente de competências relevantes, as conclusões das pesquisas recentes do “What Workers Want, Post Covid Report”, mostram que são também as competências mais difíceis de encontrar e de ensinar aos trabalhadores.

No que diz respeito às soft skills mais procuradas, o Gaming pode vir a ter um papel de destaque. Aqui está uma lista de competências que poderá ter desenvolvido no seu tempo de gaming:

Melhoria do Pensamento Crítico
Jogos de estratégia e de corrida como “World of Warcraft” e “Mario Kart” requerem que trabalhe para determinar quais as abordagens que o farão progredir para o nível seguinte. O que o motiva neste jogo também o vai ajudar a aperfeiçoar a sua capacidade de fazer inferências e pensar sistemicamente na resolução do jogo. Isto aperfeiçoa o seu julgamento e a sua abordagem à resolução de problemas, tomada de decisões (ponderando os prós e os contras de diferentes táticas) e pensamento estratégico.

Aumento da Capacidade de Colaboração
Com a introdução de novos formatos como os “massive multiplayer online role-playing games” (MMORPGs), os jogos modernos estão a mudar de uma experiência individual para uma experiência social. A COVID-19 só acelerou esta tendência porque, para muitos durante a pandemia, o Gaming tem sido a única forma de "conhecer" amigos e desenvolver capacidades sociais proativas. Nos jogos multiplayer, é necessário trabalhar em conjunto com outros jogadores para ganhar, aumentando a sua capacidade de colaborar remotamente. Além disso, estes tipos de jogos inspiram frequentemente encontros e convívios na vida real, bem como melhores relações com pares, membros da família ou com a sua comunidade. Isto pode traduzir-se em melhores relações de trabalho com os colegas.

Habilidades de Comunicação Reforçadas
As suas capacidades de comunicação também são desenvolvidas nos jogos multiplayer. Em ambientes virtuais, pode testar e aprender diferentes estilos de comunicação. Os jogadores de “Second Life”, por exemplo, onde os utilizadores constroem personas paralelas para um mundo online, demonstraram uma capacidade melhorada de adaptar o seu estilo de conversação, dependendo da situação.

Aumente a Sua Criatividade
Os jogos Sandbox, que lhe permitem andar livremente e fazer as suas próprias atividades (tais como Minecraft e Terraria), estão ligados a uma maior criatividade. Se for jogador destes videojogos, poderá ter melhores capacidades visuais-espaciais - a capacidade de visualizar movimentos de objetos no espaço - importantes para carreiras na ciência e engenharia.

Para saber como a sua experiência de Gaming se traduz em competências que pode adicionar ao seu currículo, faça o nosso Quiz gratuito - Gaming Skills Translator.

Artigos Relacionados